domingo, 25 de março de 2012

Criando o Primeiro Projeto Android no Eclipse

No post de hoje estarei ensinando de como criar seu primeiro projeto Hello World no Android.
Caso você não instalou os respectivos arquivos necessários veja este tutorial.

Caso já tenha tudo instalado, vamos dar início ao primeiro projeto.

Abra o Eclipse e clique em File>New>Project.... Selecione Android>Android Project.

Clique em Next> e no campo Project Name: (nome de seu projeto).
Clique em Next>. Nesta tela escolha a versão do Android que queira usar.  Escolhi a versão 2.3.3, utilize a versão que você tenha criando no dispositivo com a versão correspondente.
Clique em Next>. Em Package Name: (pacote do projeto) coloquei br.com.juliana mais de o nome que achar melhor. Para finalizar clique me Finish>.
Pronto! Criamos nosso primeiro projeto. Antes de dar continuidade vamos entender a estrutura do projeto.


  • src - Pasta do Projeto que contém as classes Java. Contém a classe HelloWorld que foi criada pelo Wizard.
  • gen - Contém a classe R.java que é gerada automaticamente e permite que a aplicação acesse qualquer recurso como arquivos e imagens.
  • assets - Contém arquivos opcionais ao projeto, como por exemplo, uma fonte customizada.
  • res - Pasta que contém os recursos da aplicação, como imagens, layouts de telas. Tem 3 subpastas: drawable, layout e values.
  • drawable - Pasta com as imagens da aplicação. Existe 3 pastas: drawable-ldpi, drawable-mdpi e drawable-hdpi para cada resolução de telas diferentes.
  • layout - Contém arquivos XML de layouts para construir telas da aplicação.
  • values - Onde estão localizadas as variáveis do layout(XML). 

Observe o código-fonte abaixo, está classe Hello World foi gerada pelo wizard é onde fica toda a lógica da aplicação. A constante R.layout.main é o que gera a abertura da tela identificada pelo arquivo main.xml (inicia uma Activity) que se localiza dentro da pasta layout. No próximo post explicarei melhor o que seria uma classe Activity.
Agora abra o arquivo strings.xml que se localiza dentro da pasta values, e altere a linha:

<string name="hello">Hello World, HelloWorld!</string>

por:

<string name="hello">Hello World, Seja bem vindo ao Blog!</string>


Dentro do arquivo main.xml contém uma tag <TextView> que exibe um texto na tela. Essa tag define o atributo android:text="@string/hello", que utiliza uma mensagem identificada pela chave hello
localizada no arquivo strings.xml que foi citado acima.

Agora iremos executar nosso projeto. Clique com o botão direito sobre o projeto e selecione Run As>Android Application.
Na primeira execução o emulador demora para abrir, mais a cada mudança no projeto não fechar o emulador, só executar novamente o projeto.
Para modificar a resolução do emulador, caso a tela ficou grande, volte ao AVD Manager e edite a resolução.

Pronto. Espero que tenha gostado. No próximo post irei explicar o que seria uma classe Activity.

Um comentário:

  1. Agora mesmo que eu estava perdido, sonhando em fazer um Hello World no robozinho... vou seguir essa rota agora :D

    ResponderExcluir