quinta-feira, 5 de abril de 2012

Android: Conceito de uma Activity

Aqui no blog você já aprendeu como instalar e configurar o SDK Android no Eclipse e criar o seu primeiro projeto Android  e agora iremos aprender mais sobre a classe Activity que usamos em nosso projeto inicial.

O que seria uma Activity?

Uma activity é um componente chave do Android. É basicamente uma classe gerenciadora de UI (interface com o Usuário). Para ter uma interação com a interface de usuário, uma classe deve ser herdada de uma Activity. Todo aplicativo android começa por uma Activity.
Exemplo de uma Activity

Registrando Activity no arquivo AndroidManifest.xml

Após criar uma classe é necessário registrar a Activity para que o Android precise saber quais classes são atividades. Para registar uma Activity, abra o arquivo AndroidManifest.xml, e incluir o registro da Activity.

Ou seja, quando uma aplicação android é executada, na verdade é a sua Activity principal que é lançada. A activity é definida como padrão na criação do projeto quando é lançada.

Hoje vimos detalhes sobre a classe Activity. No próximo post iremos aprender sobre o ciclo de vida de uma Activity. Espero que tenham gostado. Até +.

Nenhum comentário:

Postar um comentário